Home

Bem vindos ao site do LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES!

A investigação sobre o domínio do conhecimento da Didática em interface com os campos do Currículo e da Formação de Professores constitui o interesse principal do LEPED. O nosso propósito consiste em viabilizar estudos e pesquisas que possibilitem a produção de conhecimento no campo da Didática, de forma a sustentar ações de formação e prática docentes que visem a contribuir com melhoria das condições de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas escolares do currículo da educação básica. Embora seja um tema bastante discutido pela literatura da área, a complexidade do processo de ensinar e aprender, núcleo central da Didática e especificidade do ofício docente, continua representando um claro e grande desafio. Considerando que a pesquisa alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo, não se pode compreender uma formação de professores que desconsidere o papel desta para a aproximação dos estudantes – futuros professores – com as práticas profissionais já existentes. Nesta perspectiva, a pesquisa educacional representa uma estratégia privilegiada de produção de conhecimentos sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que vivem, sobre processos de ensinar e de aprender em diferentes contextos, sobre propostas curriculares, sobre a organização do trabalho educativo e sobre os desafios que envolvem a prática docente. É nessa interface que reside o interesse do LEPED: investir em estudos e pesquisas que contribuam para afirmar o papel da Didática no processo mais amplo de formação e atuação de professores para a educação básica.

Temos como objetivos:

  • Disseminar reflexões acerca do papel da Didática na formação dos professores;
  • Realizar pesquisas sobre diferentes temas no campo da Didática e da formação de professores, que possam gerar monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado;
  • Elaborar programas de trabalho nas diferentes didáticas, que favoreçam a construção de conhecimento pedagógico pelos professores, para enfrentarem as situações cotidianas e as dificuldades concretas do seu trabalho;
  • Refletir sobre as formas de viver a prática pedagógica e a profissão docente no tempo presente;
  • Criar fóruns de debate;
  • Promover oportunidades para a iniciação científica de estudantes das licenciaturas, mediante a participação nos diferentes projetos de pesquisa realizados pelo grupo;
  • Realizar seminários interinstitucionais;
  • Elaborar relatórios, artigos e outros trabalhos acadêmicos para socialização em fóruns, seminários, congressos e outros eventos científicos.

___________________________________________________________________________________________________

LEPED – LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Universidade, escola e formação na inserção profissional docente: perspectivas de indução

A partir do Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Edital FAPERJ Nº 14/2019), o Programa de pesquisa interinstitucional, coordenado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED/UFRJ), tem por objetivo investigar possibilidades e desafios da indução entre pares mediada pelas ações da Escola, da Universidade e da que se realiza pela via da parceria Universidade-Escola para o agir e reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. O foco da pesquisa se volta para diferentes iniciativas de atendimento e acompanhamento do professor iniciante durante a sua inserção profissional com indícios de formação específica.

Pesquisadoras
Giseli Barreto da Cruz, Dra. – UFRJ (Coordenadora)
Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira, Dra. – UFRJ
Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Dra. – UFRJ
Priscila Andrade Magalhães Rodrigues, Dra. – UFRJ

Colaboradoras externas
Isabel Maria Sabino de Farias, Dra. – UECE
Márcia de Souza Hobold. Dra. – UFSC
Maria José Flores, Dra. – UFMG

___________________________________________________________________________________________________

DIÁLOGOS COM O LEPED – Desafios da docência em tempo de pandemia

As professoras do LEPED – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores convidam os seus colegas da Faculdade de Educação da UFRJ para dialogar sobre os desafios da docência nesse tempo de pandemia. Ensinar em um tempo marcado pela necessidade de distanciamento social convoca-nos à problematização da relação entre Didática e virtualidade e de princípios pedagógicos inegociáveis, daquilo que se mantém.

Temas para dialogar:
14/8 – Sentidos de Docência – Profª Drª Giseli Barreto da Cruz (assista)
21/8 – Estética, Ética e Docência – Profª Drª Monique Andries Nogueira (assista)
28/8 – Avaliação e Docência – Profª Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento (assista)
04/9 – Formação de Educadores: desafios do distanciamento social – Profª Drª Priscila Andrade Magalhães Rodrigues e Profª Drª Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (assista)

Espaço: Zoom

___________________________________________________________________________________________________

Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão

Entrevista realizada com a professora Giseli Barreto da Cruz (UFRJ) pela professora Silvana Mesquita (PUC-Rio). Explora a interface do campo da formação de professores com a didática, a partir da trajetória da pesquisadora entrevistada.

Disponível aqui

___________________________________________________________________________________________________

ADIAMENTO DOS ENCONTROS DA PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES INICIANTES

Professoras e professores,

Considerando a necessidade de distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus – Covid-19 e os efeitos desse contexto em nosso cotidiano, a coordenação da pesquisa-formação com professores iniciantes em situação de inserção profissional decidiu iniciar os encontros somente quando as condições sanitárias forem satisfatórias à saúde de seus participantes. Assim, informa que: os encontros permanecem adiados; um novo calendário será divulgado em tempo oportuno; em caso de desistência de professores selecionados, poderá ser realizada outra chamada pública para seleção de novos participantes.

Qualquer dúvida estamos a disposição através do e-mail geped.feufrj@gmail.com ou acesse o site oficial do LEPED através do link http://www.leped-feufrj.com.br/site/.

Abraços desejosos de que todos estejam bem,
Comissão de Seleção
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores/LEPED
Faculdade de Educação/UFRJ

___________________________________________________________________________________________________

RESULTADO DE DEFERIMENTO 2º CHAMADA PESQUISA FORMAÇÃO COM PROFESSORES INICIANTES

Divulgamos o resultado de deferimento das novas inscrições ao Edital de Seleção de Professores Iniciantes para a Pesquisa-Formação. Solicitamos que os participantes enviem os documentos pendentes para o e-mail geped.feufrj@gmail.com até o dia 30 de junho de 2020. Os documentos necessários são:

  1. a) comprovante de ingresso na rede (ato de nomeação/contrato de trabalho);
  2. b) comprovante da lotação em 2019 e 2020 (efetivo exercício da docência);
  3. c) justificativa do interesse em participar da formação.
NOME GRUPO DE FORMAÇÃO RESULTADO MOTIVO
Camila Patricia Kipper Putzke RIO DE JANEIRO INDEFERIDA Professora contratada.
Erica Silva Del Giudice NITERÓI Aguardando envio de documentação Enviar documentos do item 4.2 através do email do GEPED.
Jaqueline Santos da Silva NITERÓI Aguardando envio de documentação Enviar documentos do item 4.2 através do email do GEPED.
Liana Sacramento Nunes de Mesquita NITERÓI Aguardando envio de documentação Enviar documentos do item 4.2 através do email do GEPED.
Vanessa Nascimento Santos Do Nascimento NITERÓI Aguardando envio de documentação Enviar documentos do item 4.2 através do email do GEPED.

___________________________________________________________________________________________________

DIÁLOGOS ENTRE CURRÍCULO E DIDÁTICA PARA PENSAR A ESCOLA E A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE COVID-19

O curso livre “Diálogos entre Currículo e Didática para pensar a escola e a docência em tempos de Covid-19” é uma iniciativa que compõe a oferta acadêmica da Universidade Federal da Paraíba durante no período suplementar instituído como alternativa para promoção de atividades institucionais no contexto da Pandemia da Covid-19.
O curso integraliza 45 horas totais de atividades síncronas e assíncronas distribuídas semanalmente cujo desenvolvimento será feito no Moodle Classes. As webconferências que compõe a programação de atividades síncronas ocorrerão nas segundas-feiras, das 19h às 21h.

Inscrições: de 01 a 10 de junho
Divulgação da lista de participantes: 11 de junho
Período do minicurso:15/06/2020 a 14/08/2020

Acesse o site e saiba mais: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/DCD

___________________________________________________________________________________________________

EDITAL RETIFICADO DE SELEÇÃO DE PROFESSORAS(ES) INICIANTES (EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL I E II e ENSINO MÉDIO) INTERESSADOS EM PESQUISA-FORMAÇÃO PARA OS PRIMEIROS ANOS DE DOCÊNCIA

Com o adiamento das atividades de 2020.1, em face da Pandemia Covid-19, prolongamos o processo de inscrição de professores iniciantes para a Pesquisa-Formação.

– Período de inscrições: de 27 de janeiro a 30 de maio de 2020.

– Procedimento de inscrição:
1. Preenchimento do formulário on line disponível no endereço:

Rio de Janeiro: https://docs.google.com/…/1zDHtLdwZq3uRWVbhPQkNNXX3rA-…/edit

Niterói: https://docs.google.com/…/1kWjKwTj47T2NOPfervog0YivTRZ…/edit

  1. Anexar, no próprio formulário, os seguintes documentos:
    a) comprovante de ingresso na rede (ato de nomeação/contrato de trabalho);
    b) comprovante da lotação em 2019 e 2020 (efetivo exercício da docência);
    c) justificativa do interesse em participar da formação.

EDITAL

__________________________________________________________________________________________________

LEPED ganha o edital de apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa da FAPERJ!

A FAPERJ divulgou o resultado da edição 2019 do Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro. Para uma demanda de 304 propostas, foram contemplados 168 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, representando um investimento de R$ 36,6 milhões no financiamento de grupos compostos por pesquisadores com até quinze anos de doutoramento.
Além do mérito científico, foram avaliados o caráter multidisciplinar, o escopo multiusuário e o potencial multiplicador do projeto, além da experiência, produtividade em pesquisa e a capacidade de formação de recursos humanos tanto do coordenador quanto dos demais membros da equipe.
O projeto: “LEPED – LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: universidade, escola e formação na inserção profissional docente: perspectivas de indução“.

Link: http://www.faperj.br/downloads/Resultado_Edital_N%C2%B014_2019_Apoio_a_Grupos_Emergentes_de_Pesquisa.pdf

 

10417 visitas ao todo. 1 visitas hoje.