Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/c/70/c0/leped-feufrj/public_html/framework/class.database.php on line 59
LEPED-UFRJ - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente

Coordenadora:
Profª Drª Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento (Lattes)
 
E-mail:  ou
 
 
1- PESQUISAS
 
1.1- Pesquisa em andamento:
 
O TRABALHO DOCENTE E A APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO NOS PRIMEIROS ANOS DA CARREIRA
 
A presente pesquisa tem a intenção de compreender como professores dos anos iniciais do ensino fundamental, recém ingressos na profissão, vivem o trabalho docente e o processo de socialização profissional. Objetiva analisar os significados atribuídos por eles à escolha profissional, à formação inicial, à aprendizagem do trabalho e ao contexto em que este se realiza. Busca identificar os principais desafios enfrentados por esses professores em início da carreira, seus sentimentos, expectativas e principais necessidades profissionais. Busca, ainda, identificar os conhecimentos que são mobilizados no enfrentamento dos desafios e quais aqueles dos quais se ressentem, bem como as condições pessoais, institucionais e sociais que favorecem a aprendizagem da profissão.
 
Financiamento: CNPq / FAPERJ
 
Participantes da pesquisa:
Rosemary Freitas dos Reis – doutora em Educação pela PUC – Rio, pesquisadora associada
Bruna Ramos de Oliveira – estudante de Pedagogia UFRJ – bolsista IC / FAPERJ
Gilcilene Costa da Silva – estudante de Pedagogia UFRJ – bolsista PIBID
Jéssica Valentim Santos – estudante de Pedagogia UFRJ
Jessica Sales da Silva – estudante de Pedagogia UFRJ – monitora na disciplina Didática
Eva Nascimento Bernardino – estudante de Pedagogia UFRJ – bolsista PIBIC
Andréa Batista de Barros – professora da rede municipal de Ensino do Rio de Janeiro
 
2011
Thays Marcely França do Nascimento – estudante de Pedagogia UFRJ
Joyce Diniz – pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais / UFRJ
Suely Barreto – pedagoga, Técnica em Assuntos Educacionais / UFRJ
 
 
1.2-Pesquisas finalizadas:
 
OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES EM PROJETOS DE FORMAÇÃO INICIAL: A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS.
A pesquisa teve como finalidade refletir sobre a profissão docente, analisando as demandas que se originam do exercício dessa profissão nos dias atuais e suas implicações para os currículos de formação inicial de professores. O recorte da pesquisa recaiu sobre os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuavam na educação de surdos, tanto na perspectiva da educação especial, como na da educação inclusiva. Para tal, foram entrevistados todas as professoras que atuavam em uma escola especializada e outros que atuavam em uma escola regular do sistema público de Niterói e que atendia a crianças surdas, na perspectiva da educação inclusiva. Buscou-se compreender, a partir da análise de seus habitus profissionais, os modos como esses professores viviam o trabalho pedagógico, a profissão docente e os desafios que se apresentavam nesses espaços de educação diferenciada.
A pesquisa iniciou-se no INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no âmbito do Curso de Pedagogia Bilingue e teve financiamento da FAPERJ (auxílio instalação). No início de 2009, com a transferência da pesquisadora responsável para a Faculdade de Educação da UFRJ, o grupo de pesquisa foi transferido para essa instituição, tendo a investigação sido concluída em parceria UFRJ/INES. O relatório final foi apresentado à FAPERJ em 08/2010.
 
Período: 04/2008 a 08/2010
 
Financiamento: FAPERJ
 
Participantes:
Profª Drª Maria das Graças C. de Arruda Nascimento (coordenadora - UFRJ)
Profª Drª Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva (coordenadora – INES)
Ana Luísa Antunes – graduanda do curso de Pedagogia (INES) – bolsista FAPERJ
Leila Lopes de Queiroz Gouveia – graduanda do curso de Pedagogia (INES)
Lorena Assis Emidio – graduanda do curso de Pedagogia (INES)
Geise de Moura Freitas – professora do CAP / INES
 
No ano de 2008 o grupo contou ainda com a colaboração de:
Bianca Longras – graduanda do curso de Pedagogia (INES)
Marcela de Freitas Novais Maia – graduanda do curso de Pedagogia (INES)
Rachel Filippo Quelhas Peon – graduanda do curso de Pedagogia (INES)
Rachel Colacique – professora do CAP / INES
 
 
 
2- ENSINO
 
2.1- Ensino na Graduação:
 
Disciplina Didática (EDD 241) nos cursos de Licenciatura da FE/UFRJ
 
2.2- Ensino na Pós-Graduação:
 
2009: CESPEB – Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares.
 
Disciplina: Gestão democrática e cotidiano escolar
 
2010: CESPEB – Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares.
 
Disciplinas: Projetos políticos e pedagógicos e Gestão democrática e cotidiano escolar.
 
2011: CESPEB – Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares.
 
Disciplina: Formação Continuada; Projetos políticos e pedagógicos.
 
 
3- EXTENSÃO:
3.1- PROJETO “CONVERSAS COM/SOBRE PEDAGOGOS”
 
O Projeto de Extensão “CONVERSAS COM/SOBRE PEDAGOGOS” pretende instituir um movimento de caráter formador e propositivo, de abrangência estadual e de periodicidade bimestral, destinado aos profissionais pedagogos, àqueles que atuam como formadores e aos estudantes dos cursos de Pedagogia. Busca ser um espaço para debates sobre temas convergentes à identidade, especificidade, materialidade e ação do pedagogo, assumindo como norte a sua dimensão como profissional mediador da formação humana, de modo intencional e sistemático, no contexto escolar e não escolar. O projeto adota como eixos articuladores do debate, as políticas educacionais, a formação profissional e a organização e gestão do trabalho pedagógico.
 
Equipe:
Giseli Barreto da Cruz
Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
Gilcilene Costa da Silva
Jules Marcel de Oliveira
 
E-mail:

 
3.2- CURSO “PIERRE BOURDIEU: LEITURAS E ESCRITOS”
O curso buscou ser um espaço de iniciação à sociologia de Pierre Bourdieu, a partir de leituras de alguns de seus escritos sobre a educação, bem como de escritos de outros autores sobre o sociólogo. Teve por objetivos: (1) Refletir acerca do desafio teórico e epistemológico que marca a obra de Bourdieu: a busca da superação do dilema que se coloca entre subjetivismo e objetivismo; (2) Conhecer os principais conceitos que compõem a teoria sociológica de Bourdieu: habitus, campo, capital e estratégia; e (3) Refletir sobre as teses defendidas pelo autor em relação aos sistemas de ensino e o papel das instituições escolares na reprodução das desigualdades sociais.
 
Equipe:
Profª Drª Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento – UFRJ – coordenação.
Profª Drª Rosemary Freitas dos Reis – UNESA / Escola Eden / PUC – Rio.
Período: de setembro a outubro de 2011
 
 
4- PUBLICAÇÕES
 
4.1- Artigos em Periódicos:
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda, SILVA, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da. A formação de professores para atuação na escolarização de surdos: uma reflexão sobre os currículos de formação inicial. Em Educação on line – PUC / Rio, nº 7, 2010. ISSN: 1809-3760. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0
 
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda, SILVA, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da. Os desafios do trabalho docente no âmbito da educação de surdos e suas implicações em projetos de formação incicial. Em Revista Espaço – nº 35, ISSN: 0103-7668. Rio de Janeiro : INES, 2011.
 
4.2- Livros publicados/organizados ou edições:
LELIS, Isabel Alice, NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.
 
 
4.3- Capítulos de livros publicados:
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda. Os formadores de professores: identidades e imagens da escola, da profissão e de seus alunos. Em: LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.
 
LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda.
As estratégias escolares dos estudantes: ser um bom jogador Em: LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.
 
LELIS, Isabel Alice, IORIO, Angela, MESQUISTA, Silvana de Araújo Mesquita, NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda
O trabalho docente: a tensão entre intensificação e bem estar profissional Em: LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda (orgs.). O trabalho docente no século XXI: quais perspectivas? Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2009.
 
LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda. Trajetórias de professores: a pesquisa com histórias de vida. Em: MENDONÇA, Ana Waleska (org.). História e Educação: dialogando com as fontes. Rio de Janeiro : Editora Forma & Ação, 2010.
 
LELIS, Isabel Alice e NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda. O recurso às histórias de vida para o estudo de trajetórias educacionais. Em: MARCONDES, M. I., TEIXEIRA, E. e OLIVEIRA, I. A. (orgs.) Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém : EDUEPA, 2010.

 

Endereço e Contato

Avenida Pasteur, 250 (fundos) - 2º andar - CEP: 22.290-240 - Campus da Praia Vermelha - Rio de Janeiro - RJ | Tel.: (21) 2295-3246 / 4346