Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/c/70/c0/leped-feufrj/public_html/framework/class.database.php on line 59
LEPED-UFRJ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores de Matemática

Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores de Matemática

Coordenadora:
Profª Drª Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira (Lattes)
 
E-mail:
 
 
1- PESQUISAS
 
1.1- Pesquisa em andamento:
 
SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
 
A pesquisa em desenvolvimento integra meu estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP, sob a supervisão do Prof. Dr. Dario Fiorentini, e insere-se no campo da formação de professores de matemática. Dará continuidade àquela realizada durante o doutorado em Educação, na PUC-Rio (OLIVEIRA, 2007). Naquela pesquisa, busquei conhecer e analisar o trabalho realizado por diferentes instituições de formação de professores para ensinar matemática nos anos iniciais de escolarização. A pesquisa que ora proponho tem como foco de investigação a formação didático-pedagógica em matemática de futuros professores de matemática do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. De modo mais específico, o interesse desta pesquisa incide sobre as disciplinas de Didática Especial de Matemática - ou equivalentes - presentes nas grades curriculares dos cursos de licenciatura em matemática. O objetivo deste estudo é, portanto, interpretar, analisar e compreender a natureza do conhecimento que tem sido privilegiado nessas disciplinas e sua relação com a prática de ensinar e aprender matemática nas escolas. Tomando como referência a classificação feita por Cochran-Smith & Lytle (1999), quando discutem as relações entre conhecimento e prática, e o aprendizado de professores em comunidades, buscamos conhecer, analisar, interpretar e descrever os saberes e práticas que vêm sendo produzidos e desenvolvidos por docentes formadores de professores de matemática que atuam na disciplina de didática especial de matemática (ou equivalente) em diferentes cursos de licenciatura em matemática, de universidades públicas da cidade do Rio de Janeiro e de universidades da região de Campinas em que atuam os formadores-pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM) com sede na Faculdade de Educação da UNICAMP.
 
Financiamento: CNPq.
 
 
1.2 Pesquisas finalizadas:
 
SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O estudo inseriu-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa teve como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutiram-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, foram destacados a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, foram observados a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras mostraram-se influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Foram extraídas e discutidas as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada.

 
 
2- ENSINO
 
2.1- Ensino na Graduação:
 
Disciplina Didática Especial de Matemática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Matemática, no curso de Licenciatura de Matemática do IM/UFRJ
 
2.2- Ensino na Pós-Graduação:
 
Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, do IM da UFRJ, na linha Saberes Docentes e Aprendizagem de Matemática.
 
 
3- PUBLICAÇÕES
 
3.1- Artigos em Periódicos:
 

2011 - O Estágio Supervisionado de Matemática como Processo de Investigação e de Aprendizagem da Docência: o Caso de Cristina.
Autor: OLIVEIRA, A.T.C.C

Trabalho completo publicado no periódico “Perspectivas da Educação Matemática”, ISSN:1982-7652, Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Volume 4, p. 118 – 135.
 
2011 - O potencial de atividades centradas em produções de alunos na formação de professores de matemática
Autores:OLIVEIRA, A.T.C.C.; Palis, G.L.R.
Trabalho Completo publicado no periódico:RELIME - Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, ISSN:1665-2436, México, CLAME Edición, Volume14, Fascículo3, ; p.335-359, Circulação Internacional.
 
2011 - SABERES E PRÁTICAS FORMADORAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA.
Autor:OLIVEIRA, A.T.C.C.
Trabalho Completo publicado no periódico EM TEIA-REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, ISSN:2177-9309, editora da Universidade Federal de Pernambuco-Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Volume 2, Fascículo 3, p. 1-18, Idioma:Português URL:http://emteia.gente.eti.br/index.php/emteia/article/view/48/39; Circulação:Internacional; Observação:Revista Trimestral.
 
2012 - O lugar das matemáticas na licenciatura em matemática: que matemáticas e que práticas formativas?
Autores:OLIVEIRA, A.T.C.C.; Fiorentini, D.
Texto encaminhado ao GT 19 da ANPEd, como texto encomendado, a ser discutido no encontro da ANPEd em outubro de 2012, Porto de Galinhas, Pernambuco, 18 páginas, Divulgação:Impresso
 
3.2- Livros publicados/organizados ou edições:
 
LÜDKE, M.; OLIVEIRA, A. T. C. C. de ; CRUZ, G. B. da ; BOING, L. A.; SCHAFFEL, S. L. O que conta como pesquisa?. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009. v. 1.

 

Endereço e Contato

Avenida Pasteur, 250 (fundos) - 2º andar - CEP: 22.290-240 - Campus da Praia Vermelha - Rio de Janeiro - RJ | Tel.: (21) 2295-3246 / 4346