Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/c/70/c0/leped-feufrj/public_html/framework/class.database.php on line 59
LEPED-UFRJ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores

Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores

Coordenadora:
Profª Drª Giseli Barreto da Cruz (Lattes)
 
E-mail


1- PESQUISAS
 
1.1- Pesquisa em andamento:
 
A DIDÁTICA E O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES
 
Nosso objeto investigativo reside na problemática em torno do que prevalece como Didática nos cursos de formação de professores e seus efeitos para o processo de constituição profissional de futuros professores. Para tanto, a pesquisa proposta, na sua etapa atual, busca analisar conhecimentos sobre a docência construídos através do estudo de Didática por futuros professores, concluintes de cursos de licenciatura, assim como as consequências da disciplina Didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes, mais detidamente no que se refere ao que faz o professor formador, em Didática, para ensinar a ensinar. Trata-se, pois, de problematizar a formação em Didática de professores na perspectiva dos alunos dos cursos de licenciatura investigados e confrontar os dados obtidos na etapa anterior, centrada no professor formador, com a etapa vigente, voltada para o licenciando, futuro professor. O estudo fundamenta-se nas ideias de Roldão (2007; 2005), Shulman (1986; 1987; 2004), Gauthier (1998) e Cochran-Smith & Lytle (1999), para discutir o ensino e os desafios que marcam o aprendizado da docência na parcela de formação que ocorre no âmbito da universidade. Para a obtenção dos dados que subsidiarão as análises propostas, recorreremos à aplicação de questionário entre os alunos de Didáticas dos cursos de licenciatura investigados na primeira etapa e à realização de grupos de discussão, composto de oito a dez alunos de cada curso de licenciatura investigado.
 
Financiamento: FAPERJ
Apoio: FAPERJ e CNPq
 
Participantes da pesquisa:
Amanda de Jesus Silva (Bolsista IC/FAPERJ)
Cecília Silvano (Mestranda PPGE/UFRJ)
Cristina Lucia Lima Alves (Bolsista PIBIC-CNPq)
Darlene Francisco de Brito Cruz (Pedagoga - TAE/UFRJ)
Debora Oliveira de Almeida Moreira (Graduanda em Letras - UFRJ)
Fernanda de Souza Félix (Pedagoga - UERJ)
Jules Marcel de Oliveira (Mestrando PPGE/UFRJ)
Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro (Mestrando em Educação Física - UFRJ)
Rosineire Silva de Almeida (Bolsista PIBIC-UFRJ)
Sabrina Raychtock (Graduanda em Pedagogia - UFRJ)
Sonia Regina Camargo (Pós Graduanda em Psicopedagogia - TAE/UFRJ)
Talita da Silva Campelo (Mestranda PPGE/UFRJ)
Tatiana Pinheiro de Oliveira (Mestranda PPGE/UFRJ)
 
 
1.2-Pesquisas finalizadas:
 
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DIDÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES
 
A pesquisa focalizou o que prevalece como Didática nos cursos de formação de professores, na perspectiva do formador. Tratou de investigar professores de Didáticas de cursos de licenciatura de três Universidades do Estado do Rio de Janeiro, no intuito de saber sobre quem são os formadores, o que ensinam e como ensinam Didática, para atender aos objetivos de analisar concepções e práticas que fundamentam a Didática em cursos de licenciatura e reconhecer os significados atribuídos pelo formador sobre o seu ensino para o conhecimento profissional do professor em formação. O estudo fundamentou-se nas ideias de Gauthier (1998), Roldão (2007), Cochran-Smith & Lytle (1999), André et al (2010) e Zeichner (2009) para discutir o ensino e os desafios que marcam o aprendizado da docência na parcela de formação que ocorre no âmbito da universidade. A partir da análise de depoimentos colhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas conjugadas com observação de aulas e com a realização de grupos de discussão compostos de até dez professores de cada universidade, discutiu a concepção didática dos formadores, atendo-se na compreensão que apresentam sobre o campo didático e na prática didática que desenvolvem durante o ensino dessa disciplina.
 
Período: 08/2009 a 03/2012
 
Financiamento: CNPq e FAPERJ
 
Participantes da pesquisa:
Danubia Souza Marques da Silva (Bolsista IC/FAPERJ)
Diogo Muniz Cordeiro de Almeida
Gabriela Loureiro D’Ávila (Bolsista IC/FAPERJ)
Jules Marcel de Oliveira (Bolsista PIBEX/UFRJ)
Luis Paulo Cruz Borges (Mestre em Educação FFP/UERJ)
Priscila Gonçalves Cruz (Monitora)
Rosineire Silva de Almeida (Bolsista PIBIC/UFRJ)
 
 
2- ENSINO
 
2.1- Ensino:
 
Didática (EDD 241) nos cursos de Licenciatura da FE/UFRJ
 
Monitora:
Jéssica Carnevale
 
2.2- Ensino na Pós-Graduação Lato Sensu:
 
2009-2011: CESPEB – Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares.
 
Gestão democrática e cotidiano escolar e Projeto Político Pedagógico
 
2.3- Ensino na Graduação Stricto Sensu:
 
2013/2: Seminário de Dissertação
2014/1: Docência no Ensino Superior
 
3- EXTENSÃO:
 
3.1- PROJETO “CONVERSAS COM/SOBRE PEDAGOGOS”
 
O Projeto de Extensão “CONVERSAS COM/SOBRE PEDAGOGOS” pretende instituir um movimento de caráter formador e propositivo, de abrangência estadual e de periodicidade bimestral, destinado aos profissionais pedagogos, àqueles que atuam como formadores e aos estudantes dos cursos de Pedagogia. Busca ser um espaço para debates sobre temas convergentes à identidade, especificidade, materialidade e ação do pedagogo, assumindo como norte a sua dimensão como profissional mediador da formação humana, de modo intencional e sistemático, no contexto escolar e não escolar. O projeto adota como eixos articuladores do debate, as políticas educacionais, a formação profissional e a organização e gestão do trabalho pedagógico.
 
Equipe:
Giseli Barreto da Cruz
Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
Gilcilene Costa da Silva
Jules Marcel de Oliveira
 
E-mail:
 
 
4- OUTROS PROJETOS:
 
4.1- PIBID UFRJ PEDAGOGIA – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
 
O Projeto PIBID UFRJ Pedagogia pretende favorecer aos seus bolsistas a construção e o desenvolvimento de saberes docentes através de práticas compartilhadas sobre o processo ensino aprendizagem e de parcerias na produção de recursos, materiais e estratégias de ensino de apoio ao conhecimento escolar da Escola Básica. As atividades do Projeto são realizadas com o propósito de propiciar a:
 

- Percepção, pelos alunos bolsistas e pelos professores da escola parceira, da indissociabilidade entre teoria e prática e da necessidade da articulação entre formação inicial e formação continuada para o desenvolvimento profissional docente;

- Afirmação da parceria entre Universidade e Escola Básica, especialmente a Pública;

- Afirmação da Escola Básica como co-partícipe do processo de formação inicial de professores;

- Melhoria da qualidade do ensino na escola parceira.

De agosto de 2012 a dezembro de 2013, o PIBID UFRJ PEDAGOGIA atuou em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental do CAp da UFRJ. Participaram dessa etapa os seguintes bolsistas:

Giseli Barreto da Cruz (Profª Coord. Área)
Simone Alencastre Rodrigues (Profª Sup. Escola)
Fernanda Lahtermaher Oliveira
Gilcilene Costa da Silva
Josué de Melo Marinheiro
Nataliane Dantas Soares
Thamires Pessoa de Souza Santana
 
Em 2014 o projeto foi ampliado, passando a atuar em duas grandes direções:

- Educação Infantil, sob a coordenação da Professora Daniela de Oliveira Guimarães, com 13 bolsistas, três professores supervisores e inserção na Escola de Educação Infantil da UFRJ e no Colégio Pedro II.

- Ensino fundamental - Anos Iniciais, com ênfase na Alfabetização, sob a coordenação da Professora Giseli Barreto da Cruz com 13 bolsistas, duas professoras supervisoras e inserção no CAp da UFRJ e no colégio Pedro II.

A subárea pedagogia: Educação Infantil, sob a coordenação da professora Daniela de Oliveira Guimarães, filia-se ao LEDUC - Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação.

A subárea Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a coordenação da professora Giseli Barreto da Cruz, filia-se ao LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, contando com o seguinte quadro de participantes:

Giseli Barreto da Cruz (Profª Coord. Área)
Glória de Melo Tonácio (Profª Sup. CAp UFRJ)
Viviane Lontra Teixeira (Profª Sup. Colégio Pedro II)
Amanda Ellen Silva de Brito
Ana Caroline Ferraz Borreti
Ana Lucia Amorim de Castro
Ariana dos Santos Neves Ferreira
Erika Santos Wergles de Carvalho
Fabio Astur Aboulafia
Fernanda Lahtermaher Oliveira
Giselle Firmo Borisff Brum
Laissa Marinho Pereira de Souza
Leonardo Silva de Lima
Nathalia de Andrade Mendes
Nataliane Dantas Soares
Rebecca de Araújo Fernandez
 
Financiamento: CAPES
 
Participantes:
Giseli Barreto da Cruz (Profª Coord. Área)
Simone de Alencastre Rodrigues (Profª Sup. Escola)
Fernanda Lahtermaher Oliveira
Gilcilene Costa da Silva
Josué de Melo Marinheiro
Nataliane Dantas Soares
Thamires Pessoa de Souza Santana
 
 
5- PUBLICAÇÕES
 
5.1- Artigos em Periódicos:
 
 
A produção do conhecimento didático na RBEP (1998-2010)
Marli André e Giseli Barreto da Cruz
 
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Vol. 93, Nº 234, 2012

O ensino de Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores
Giseli Barreto da Cruz e Marli André
Revista Diálogo Educacional
Vol. 12, Nº 35, jan./abr. 2012
http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=281

 
Teoria e prática no curso de Pedagogia
Giseli Barreto da Cruz
Educação e Pesquisa
Vol. 38, Nº 1, São Paulo jan./mar. 2012
 
Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica
Menga Lüdke e Giseli Barreto da Cruz
Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
Vol. 03, Nº 03, ago./dez. 2010
 
70 anos do curso de Pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais
Giseli Barreto da Cruz
Educação & Sociedade
Vol. 30, Nº 109, Campinas set./dez. 2009
 
A pesquisa do professor da educação básica em questão
Menga Lüdke, Giseli Barreto da Cruz e Luis Alberto Boing
Revista Brasileira de Educação
Vol. 14, Nº 42, Rio de Janeiro set./dez. 2009

A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares
Giseli Barreto da Cruz
Educação e Revista
Nº 29, Curitiba, 2007
 
Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa
Menga Lüdke e Giseli Barreto da Cruz
Cadernos de Pesquisa
V. 35, Nº 125, São Paulo maio/ago. 2005
 
 
5.2- Livros publicados/organizados ou edições:
 
CRUZ, G. B. da . Curso de Pedagogia no Brasil: História e Formação com Pedagogos Primordiais. 1ª ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011. v. 1. 220p.
 
LÜDKE, M.; OLIVEIRA, A. T. C. C. de ; CRUZ, G. B. daBOING, L. A.; SCHAFFEL, S. L. O que conta como pesquisa?. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009. v. 1. 
 
CRUZ, G. B. da (Org.). Ciclos em Debate. 1ª ed. Niterói: Intertexto, 2008. v. 1. 104p.
 
CRUZ, G. B. da (Org.); MARTIN, L. (Org.). Saberes Docentes em Construção. Niterói: Intertexto, 2007. v. 1. 182p.
 
 
5.3- Capítulos de livros publicados:
 
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Grupos de pesquisa e formação de pesquisadores. In: LONGAREZI, A. M.; BARAÚNA, S. M.; GUIMARÃES, I. V. (Org.). Pesquisas educacionais: formação e prática. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2012, v.1, p. 25-45.
 
CRUZ, G. B. da; CABRAL, R. P.; DASSIE, S. N.; GOMES, E. P.; GONCALVES, C. C. A. R.; MORAES, K. S. P. F.; SILVA, A. B. Perspectivas do planejamento para uma escola em ciclos. In: FETZNER, A. R. (Org.). Ciclos em Revista 5: Gestão Escolar e Ciclos: Políticas e Práticas. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2010, v. 5, p. 87-101.
 
CRUZ, G. B. da; ABREU, K. F. S. de. Movimento de educadores no processo de elaboração de uma proposta pedagógica: relato de uma experiência. In: AROSA, A. C.; MARINA, L. (Org.). A organização escolar em ciclos na rede municipal de Niterói. 1ª ed. Rio de Janeiro: Oficina de Livros, 2010, v. 01, p. 139-156.
 
CRUZ, G. B. da . Tempo e espaço escolar: categorias importantes quando pensamos na escolaridade em ciclos. In: CRUZ, G. B. da. (Org.). Ciclos em Debate. 1ª ed. Niterói: Intertexto, 2008, v. 1, p. 19-27.
 
ANDRÉ, M. E. D. A. de; CRUZ, G. B. da. A produção do conhecimento didático e a formação de professores no Brasil. In: OLIVEIRA, M. R. N. S.; PACHECO, J. A. (orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. 1ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2013. (p. 167-191)

 

Endereço e Contato

Avenida Pasteur, 250 (fundos) - 2º andar - CEP: 22.290-240 - Campus da Praia Vermelha - Rio de Janeiro - RJ | Tel.: (21) 2295-3246 / 4346