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LEPED-UFRJ - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Cultura e Arte

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Cultura e Arte

Coordenadora:
Profª Drª Monique Andries Nogueira (Lattes)
 
E-mail:
 
 
1- PESQUISAS
 
1.1- Pesquisas em andamento:
 
1.1.1   POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA CULTURAL
 
A pesquisa se insere em um contexto privilegiado que é a da promulgação da lei 11.769/08 que torna obrigatórios os conteúdos de música em toda a educação básica. Embora as mudanças curriculares não aconteçam apenas por disposições legais, é inegável que em tal momento, inúmeras propostas de formação docente e discente em música tomam fôlego. No entanto, vemos com preocupação uma preponderância de propostas que toma os produtos da indústria cultural como preferenciais para o trabalho pedagógico musical nas escolas. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo central investigar as possibilidades e os limites de uma educação musical pautada nos produtos da indústria cultural. Para tanto, o estudo tem como objeto de análise documentos oficiais relativos à adoção da música como componente curricular obrigatório e os currículos dos cursos de Pedagogia. Além disso, o estudo analisará concepções e práticas de egressos de cursos de Pedagogia no tocante à linguagem musical. 
 
Financiamento: Pibic
 
Participantes da pesquisa:
Bianca Torres Monteiro Goltara
Carolina Belcastro Pereira dos Santos
 
 
1.1.2 FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÒES DA EDUCAÇÀO ESTÉTICA NA FORMAÇÀO INICIAL E CONTINUADA DE ESTIDANTES DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA
 
Este projeto, voltado para a área de Educação Artística, visa à formação estética, artística e cultural de estudantes de cursos de Pedagogia e demais licenciaturas nos âmbitos de sua formação inicial e continuada, tendo por pressupostos que essa formação possibilita ao futuro professor uma consciência crítica sobre as produções artísticas e culturais da sociedade que se reflete em sua prática docente, uma vez que a convivência com as manifestações estéticas ampliam a percepção de mundo dos indivíduos. É justamente a ênfase nessas ações e a valorização do ensino de arte que nos remete à necessidade de promover formas e espaços para a formação do professor que o insiram na experiência estética e artística, garantindo-lhe a reflexão necessária, pela produção e fruição, para que este se configure em agente multiplicador de um hábito cultural junto a seus alunos.
Para atingir esse objetivo, o projeto articula uma equipe multidisciplinar de professores da Faculdade de Educação da UFRJ (FE/UFRJ), dos Departamentos de Didática e de Fundamentos que viabilizará a investigação científica para a inovação das metodologias para o ensino da arte, bem como  proporcionará condições materiais para o aprofundamento desses estudos e das metas de divulgação propostas pela equipe. Trata-se de pesquisa qualitativa, que se realizará por instrumentos metodológicos diferenciados tais como diários de bordo, grupos focais e  entrevistas. Espera-se, ao final da investigação, a concretização de propostas de ensino que efetivamente contribuam para formação cultural dos futuros professores
Financiamento: Faperj
 
Participantes da Pesquisa:
Prof. Ms Alexandre Palma da Silva
Profa. Dra. Andrea Penteado De Menezes
Profa. Dra. Ângela Medeiros Santi
Prof. Ms. Rodrigo Serapião Batalha
Prof. Ms. Silvia Camara Soter da Silveira
Prof. Ms. Wilson Cardoso Júnior
 
2- ENSINO
 
2.1- Ensino na Graduação:
Disciplinas: Arte-educação (EDD471)
                     Linguagem Musical na Educação Básica (EDD003)
 
Monitoras:
Bianca Torres Monteiro Goltara
Marianna Augusta de Luna
 
 
2.2- Ensino na Pós-Graduação:
Disciplinas: Seminário de Dissertação
                     Currículo e cultura
 
 
3- EXTENSÃO:
3.1 PROJETO UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS
 
Esta é uma experiência acadêmica de extensão na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de estímulo à troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia. Este projeto pretende ser de duas vias: assim como as comunidades que estão produzindo cultura, mas não têm acesso ao conhecimento e à produção intelectual das Universidades, também a comunidade acadêmica denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade. O projeto tem como principal compromisso potencializar a relação entre cultura e desenvolvimento.
 
 
4- PUBLICAÇÕES (a partir de 2011)
 
4.1- Artigos em Periódicos:
 
NOGUEIRA, M. A.             Educação Musical no contexto da indústria cultural: alguns fundamentos para a formaçào do pedagogo. Revista Educação/UFSM, aprovado para publicação em 2012.
 
NOGUEIRA, M. A. Formação cultural de professores: questões teóricas. Salto para o futuro. TV Brasil, 2010.
 
NOGUEIRA, M. A. A música e o desenvolvimento da criança. Boletim Rio Midia no. 49, Prefeitura do Rio, 2007.
 
NOGUEIRA, M. A. . A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Goiânia, v. ano VI, n.volume 2, p. 22-25, 2004.
 
NOGUEIRA, M. A.2001NOGUEIRA, M. A. . Consumo, TV e educação escolar. Educação em Revista, Goiânia, v. 5, n.1, p. 28-34, 2001.
 
NOGUEIRA, M. A.1998NOGUEIRA, M. A. . Repertório para formação de bons ouvintes. Inter-Ação, Goiânia, v. 22, n.1/2, p. 135-143, 1998.
 
NOGUEIRA, M. A.1995NOGUEIRA, M. A. . Formação do ouvinte: um direito do cidadão. Cadernos de Educação, Goiânia, v. 2, p. 21-40, 1995.
 
 
 
4.2- Livros publicados/organizados ou edições:
 
NOGUEIRA, M.  A. A formaçào cultural de professores ou a arte da fuga. Goiânia: UFG, 2008.
 
2ª. Reimpressão: 2012.
 
4.3- Capítulos de livros publicados:
 
NOGUEIRA, M. A. . A expressão musical e a criança de zero a cinco anos. Caderno de formação: didática dos conteúdos de formação de professores. Caderno de formação: didática dos conteúdos de formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 1, p. 109-120.
 
NOGUEIRA, M. A. . Experiências estéticas em sala de aula: a formação cultural de futuros professores. In: Renato José de Oliveira; Maria Judith Sucupira da Costa Lins. (Org.). Ética e educação: uma abordagem atual. Ética e educação: uma abordagem atual. Curitiba: CRV, 2009, v. , p. 127-136.
 
NOGUEIRA, M. A. . A arte e a educação patrimonial. In: BARRETO, Euder Arrais. (Org.). Patrimônio Cultural e Educação: artigos e resultados. Patrimônio Cultural e Educação: artigos e resultados. Goiânia: UFG, 2008, v. , p. 49-56.
 
NOGUEIRA, M. A. . Universidade e formação cultural dos alunos. In: Válter Soares Guimarães. (Org.). Formar para o mercado ou para a autonomia?. Formar para o mercado ou para a autonomia?. Campinas: Papirus, 2006, v. 1, p. 89-106.

NOGUEIRA, M. A. . Música, consumo e escola: reflexões possíveis e necessárias. In: Zuin; Pucci; Ramos-de-Oliveira. (Org.). Teoria crítica, estética e educação. Teoria crítica, estética e educação. 1ed.Campinas/Piracicaba: Autores Associados/Editora UNIMEP, 2001, v. 1, p. 185-195.
 
NOGUEIRA, M. A. ; BARBOSA, I. G. . A Lei de Diretrizes e Bases do Estado de Goiás: avanços e limites no debate em torno da Edicação Infantil. In: Toschi; Faleiro. (Org.). A LDB do Estado de Goiás Lei no. 26/89: análises e perspectivas. A LDB do Estado de Goiás Lei no. 26/89: análises e perspectivas. 1ed.Goiânia: Alternativa, 2001, v. 1, p. 35-40. 

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